Banana faz bem ?

Composição e Propriedades da Banana
Quando a banana é verde, ela é rica amido e amido resistente. Quando amadurece, esse amido se transforma em açúcar. Por isso, mais de 90% da composição das bananas são carboidratos, e ela acaba tendo baixos níveis de proteínas e gorduras. Os açucares da banana — sacarose, frutose e glicose — quando combinados com sua fibra, promovem grande energia ao corpo.

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico.

A banana também contém compostos antioxidantes como a dopamina e catequina. A banana contém triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.
A banana verde é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato indigerível. Por isso a biomassa de banana verde é tão saudável: o amido resistente não é digerido no estômago e é facilmente eliminado pelo bolo fecal com parte da gordura e açúcar digeridos. Esse amido é favorável à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de excreção e redução de gordura. Ele também desempenha um efeito semelhante ao das fibras porque provoca a sensação de saciedade mais rapidamente e resulta em um maior controle da glicose no sangue.

A banana verde é fonte de prebióticos (que nutrem nossa flora microbiana intestinal) e simbióticos (que aumentam a quantidade de bactérias benéficas como os lactobacilos).
Rica em potássio, perfeita para baixar a pressão arterial.
Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.
A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço.
Rica em vitamina B, acalma o sistema nervoso.
Ajuda a normalizar os batimentos cardíacos. Quando estamos estressados, reduz-se os níveis de potássio no organismo. A banana, rica nesse mineral, pode ajudar a reequilibrar esse potássio no organismo.
Além de garantir saciedade por mais tempo e dar uma segurada na fome, a banana ajuda melhorar a sensação de bem-estar.
Tipos de Banana
Não existe um tipo que seja muito melhor nutricionalmente que as outras. O valor nutritivo varia ligeiramente para cada espécie, mas todas as bananas têm características semelhantes. Existe apenas uma diferença sutil no aroma, no sabor e na textura delas.

Banana-da-terra. Boa para cozinhar, assar ou fritar.
Banana prata. Ideal para preparação de vitaminas e comer in natura.
Banana maçã. Excelente para comer ao natural e fazer purês.
Banana nanica. Indicada para fazer bolos.
Banana-ouro. É a menor e mais doce, boa para adoçar bolos e vitaminas.
Opções de como consumir a banana não faltam, basta ter criatividade para usar essa fruta tão versátil.

Para um lanche entre as refeições: corte uma banana em rodelas em um pote, acrescente goji berry, castanhas e nibs de cacau. Fica nutritivo e sacia a fome.
Você também pode preparar um bolo de banana saudável sem glúten. Confira a receita aqui.
Outra opção é uma vitamina de banana que pode ser uma refeição completa. Ingredientes: Um copo de leite de coco (pode ser outros tipos como linhaça, gergelim, amêndoas), uma banana, 2 colheres de sopa de cacau em pó ou cacau nibs, uma colher de sopa de proteína (whey protein ou outras), um punhado de fruta seca (pode ser uva passa, ameixa preta ou tâmara). Se preferir mais docinha, coloque açúcar de coco ou melado.
Bata tudo no liquidificador e coloque gelo. Caso não use o leite de coco ou o leite de amêndoa (que que já têm a sua gordura própria), acrescente uma colher de óleo de coco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *